Titorial - episódio 1

I - COMPOSIçÃO BÁSICA - After effects 
20 minutos
pre-requisitos - conhecimentos básicos em After Effects

Em uma sequência de episódios será possível fazer no passo a passo algumas das etapas de composição do filme Tito e os Pássaros envolvendo arte digital e pintura óleo.

O trabalho da composição basicamente é fazer um "sanduiche" com os personagens e os cenários, misturar efeitos, colorizar, garantir uma unidade ao trabalho, entre outros.

Clique no botão abaixo para baixar o projeto. Essa pasta contém todos os arquivos para fazer esse Tutorial. Um exemplo de cenário (pintados no Photoshop pela equipe do Paulo Torinno) e um personagem animado (pela equipe do Vini Wolf e do Chico Bela), ambos realizados na Split Studio. 
NOTA SOBRE O DIREITO AUTORAL
O conteúdo disponível nos tutoriais da Veranito Animation Studio podem ser utilizados, reproduzidos, divulgados e alterados para fins meramente educativos (não comercial) e desde que a fonte e seus autores sejam citados. Fica proibida a utilização destes arquivos para outros fins. O cenário foi pintado pela equipe do Paulo Torinno e o personagem animado pela equipe do Vini Wolf e do Chico Bela, ambos realizados na Split Studio. 
Os personagens e a marca do filme Tito e os Pássaros são propriedades da Bits Productions. 
© 2018 Tito and the Birds. All Rights Reserved.



BRIEFING

Essa é uma cena bem simples só para servir de exemplo. 
Tito caminha desconfiado dentro do seu quarto olhando para os lados. No começo do plano ele está em uma situação de luz perto da porta do quarto e depois quando anda vai para o centro do quarto onde tem uma outra luz. 

Configuração base.
Projetos do After em 16 bits
1920 x 747
24fps



Arquivo de cenário

Importe o PSD do cenário como composição no After Effects, assim será possível desgrudar os objetos q foram pintados em layers separados, colocando o Tito atrás dos objetos se for o caso. 



Precomp de personagem

Criar uma Precomp com os layers de personagens 
TITO_D_####.png e TITO_L_####.png
A imagem difusa do personagem, a cor base dele, depois o highlight de brilho e no fim a composição do da cor de base com o highlight.

IMPORTANTE: Importar as sequências de imagens no After Effects em 24 frames por segundo.

TITO_D_####.png -  Sequência de imagem da base de cor difusa do personagem. Esses arquivos vem direto do Toon Boom, então eles sempre vem com a mesma cor, a cor oficial dos personagens. Cabe ao trabalho de comp colorizar corretamente para adequar a coloração de cada cena.

TITO_L_####.png  - Layer da máscara de highlight do personagem vindo diretamente rigado do Toon Boom.
A Precomp com os layers de personagens, deve seguir o esquema ao lado.

Layers:
 1 - Ajustment Layer -  com o filtro Simple Choker com valor de1 unidade. Isso ajuda a retirar um pequeno problema de filete preto que as vezes vem do Toon Boom.
2 - Tito_L - é a máscara  para o hightlight
3- Tito_D - o Tito com cor difusa. Usando como máscara de luminância o layer de cima, assim servirá como a correção de cor do highlight.
4 - Tito_D - o Tito com cor difusa. No layer de baixo fica sendo a cor de base.




Curvas de ajuste do layer 4 - Cor de Base




Curvas de ajuste do layer 3 - Cor do Highlight
Para integrar o Tito no cenário o ideal é trabalhar na composição do cenário e importar a precomp do Tito colorizada dentro dele.
Para organização do projeto pode ajudar se cada tipo de layer, como de personagens, efeitos, props e cenários tiverem cores diferentes. No nosso padrão AZUL é a cor dos PERSONAGENS. Também ajuda na organização renomear alguns layer da pintura do cenário, como indentificar o layer da CAMA ou da ESCRIVANINHA por exemplo por exemplo.



Animação da luz
Ao se deslocar pelo ambiente Tito passa por zonas claras e zonas escuras. Animar essa correção de cor é um dos primeiros passos para a composição do plano.



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A seguir...

NO episódio 2

Ferramentas de Tinta - aplicação de efeitos de luzes e sombras
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