Uma investigação audiovisual de Gabriel Bitar, pesquisas e experimentos em uma técnica de animação envolvendo desenho em gesso e expressão artística.

Em uma série inicial de 3 trabalhos feitos com a mesma estética e ambientadas em um mesmo universo. Cada animação aborda um assunto independente, na prática são dois videos clips e um curta metragem.

O processo é livre, e a grande maioria das sequências não faz uso de animatic ou storyboard, apesar de existir um planejamento. O desenvolvimento das animações ocorre de forma livre e seguindo a poesia dos acasos e aproveitando os erros trazidos no processo durante o trabalho de desenho.


Sobre a Técnica

Técnicas de desenho e gravura incorporadas na animação, atrávez de uma matriz digitalizada fotograficamente os elementos estáticos e animados são registrados.

Os materiais são super importantes para o tema dos trabalhos também: o carvão vegetal como nas queimadas, aqui é usado para desenhar; os pasteis secos e giz feitos com terra e outros minerais; o gesso que é a base dos desenhos, ou as vezes argila, são extraídos do solo; e o ferro rasgando a paisagem. A ferro e fogo, como o padrão de destruição das florestas brasileiras.

Animações e ilustrações feitas com pastel seco e carvão sobre placa de gesso. Composição digital dos elementos em After Effects. Finalizado a 50 quadros por segundo (o dobro do padrão), para deixar o movimento mais suave.
Videoclip - dez anjos - Criolo e Milton nascimento

5' –  50fps – 1.37 – trabalho em andamento (WIP)
FORA

3'10" – 2k full frame – 50fps - ANIMATIC​​​​​​​
Videoclip - Last sip - cots

3'30" – 2k full frame – 50fps - teste
Processos - WIP
Pastel seco feito a mão pelo artista. 

Ainda na fase de teste das receitas, em algum momento será disponibilizado esse processo para quem quiser tentar fazer em casa.
Teste com partículas, no video abaixo para as cenas de fogo e mata.
Desenhando em negativo no gesso, experimentando processos e técnicas de gravura e desenho. 

Trabalhando com elementos e materiais sobre o mesmo assunto das histórias: o carvão vegetal como nas queimadas, aqui é usado para desenhar; os pasteis secos e giz feitos com terra e outros minerais; o gesso e o barro extraídos do solo; o ferro rasgando a paisagem.
Processo livre de storyboard e idéias.
Back to Top