ESTUDOS INICIAIS

As animações e ilustrações de linha terão uma base realista, com um suporte de papel, e desfoque suave nas laterais, simulando um desfoque de lente macro. As linhas, cores dos papeis podem ser animadas separadas, gerando algumas variações que devem ser aproveitadas com valor narrativo.


Pré-Cambriano
Mudança no tratamento das linhas e nas cores, acompanhando o sentido da locução. O período Pré-Cambriano vai evoluindo, e os serers vivos vão se transformando em fósseis. Os vulcões vão se acalmando, os mares, os gases, os trovões, vão diminuindo até chegar nos dias atuais.

LOC:
As mudanças na crosta terrestre, a formação dos oceanos primitivos, dos continentes e a oxigenação do planeta, a origem da vida, tudo aconteceu durante o período Pré-Cambriano.
PANGEIA
Teste de animação simplificado com a movimentação de somente duas placas como exemplo. 
LOC:
Outro momento marcante da história geológica da Terra foi a PANGEIA. No período Paleozóico (542-241 M.A.), uma extensão continental única juntava reunia todos os continentes do planeta.

Na era Cenozóica (65 M.A.), essa massa quebrou-se no hemisfério Sul, formando os atuais continentes Sul-americano e Africano.

Também é um estudo da evolução do rio ao longos de milhares de anos, esse tipo de detalhamento fluvial não pode ser usado em todos os lugares, pois gera uma complexidade muito grande. Porém apresenta uma solução interessante para quando a locução estiver comentando sobre a mudança de posição do rio e seus fluxos de movimentos junto com as placas.

LOC:
Houve uma transformação radical nos padrões de drenagem, tornando o oeste da Amazônia uma região alagada, hoje conhecida por SISTEMA PEBAS. O curso dos rios se inverteu e suas águas deixaram de seguir para o Pacífico, fluindo para o Atlântico.
Mapa geográfico exibindo mais detalhes do rio, da flora, fauna e pinturas rupestres.
Cenas amazônicas
Sobrevôo do Galo-da-serra em cima da selva. Ainda estamos estudando a melhor forma de fazer o desenho da floresta, a copa das árvores vistas de cima.
Uma cena noturna, com pássaros animados passando por entre as árvore.


Abaixo referência para o movimento dos pássaros, mas que também podem servir como transições narrativas quando descrevendo o movimento das águas, das montanhas, além dos animais e plantas. Animação feita por Oskar Fischinger, em 1930.
Back to Top